As muitas férias escolares de Portugal

Aqui criança estuda bastante, mas também brinca muito! Em Portugal o ano letivo é dividido em três períodos, o primeiro de setembro a dezembro, o segundo de janeiro até as férias de Páscoa e finalmente das férias de Páscoa até o final de junho. São aproximadamente 120 dias de férias por ano, como podemos conferir aqui.

Em terras lusitanas e em grande parte da Europa existe um “bloco” a mais de férias durante o ano que no Brasil, onde o ano letivo é divido em dois semestres. Mesmo com férias na mesma época do ano, temos diferenças entre a duração delas. As férias do meio do ano são as férias longas, iguais às nossas de dezembro, afinal é quando o verão chega no hemisfério norte e todos querem aproveitar!  Já as férias do Papai Noel (aqui o bom velhinho chama-se Pai Natal) são bem pequenas, menores que as nossas de julho, em grande parte das vezes não chega a 20 dias. Lá pelo dia 3 de janeiro lá estão nossas crianças entre blusas de lã, casacos, cachecóis e gorros indo para a aula felizes e contentes!

Adaptação em meio às férias

Tive que me adaptar logo de cara com essa inversão de períodos, no susto mesmo. Meus filhos entraram em férias no Brasil no final de junho, nós mudamos em agosto para cá, e eles ainda tinham um mês inteirinho de férias. Confesso que quando vi no facebook as minhas amigas levando os filhos para a escola logo nos primeiros dias de agosto e eu tinha  30 longos dias (ou mais) para encarar me deu um certo desespero. No meu caso, além da falta de costume com as férias dessa proporção no meio do ano, tinha o agravante de estar bem cansada com a mudança.

Para os meus meninos a mudança não foi empecilho. Com a animação e a energia de sempre, eles estavam bem contentes, como se tivéssemos vindo para cá para curtir férias. Judiação, passaram parte desse tempo em repartições públicas tirando documentos. Mas para eles não tem “tempo ruim”, eles fizeram toda a bagunça que conseguiram em cada uma delas, acho até que eles se divertiram vendo o desespero dessa mãe tentando de tudo para sentá-los por pelo menos cinco minutos e com as  broncas que levaram dos portugueses, vai entender as crianças!

A surpresa das férias de Páscoa

Já o bloco “Férias de Páscoa”, foi uma novidade por completo. No início eu achava que essas tal “férias do coelhinho” eram somente o feriado de Páscoa. Como o feriado de carnaval aqui também é chamado de “férias de carnaval” e dura o mesmo tempo que o nosso feriadão, não me preocupei muito com o assunto.

Só fui descobrir a extensão desse novo bloco de férias quando elas estavam chegando. Algo já me dizia que elas passavam um pouco dos quatro dias que estamos acostumados, mas somente uma semana antes das férias mais doces do mundo chegarem, foi que me dei conta que eu poderia comer um chocolate no Japão nessa Páscoa sem que os meus meninos perdessem um diazinho de aula sequer. São mesmo FÉRIAS, com poucos dias a menos que as do meio do ano brasileiras.

Tenho que admitir que fui pega de surpresa, não por  falta de aviso da escola, já que no primeiro dia do ano letivo as professoras e educadoras nos entregam um aviso sobre todos os recessos do ano, com datas exatas de começo e fim. Aviso esse que coloquei na porta da geladeira para nunca esquecer e ter todo o zelo com a rotina dos meus filhos. Por isso, a data inicial estava perfeitamente gravada na minha memória, só não dei muita atenção para a data final.

Sabe aquela nossa rotina enlouquecedora de mãe, que quando pensamos em fazer alguma coisa, uma criança chama, ou os dois começam a brigar, o seu marido não acha aquela camisa que está de braços dados com ele e já é hora de sair correndo para a escola? Enfim, havia sempre algo mais urgente do que procurar o papel das férias na porta da geladeira, naquela altura já haviam alguns muitos avisos em cima dele, daria um certo trabalho.

Uma semana antes, achar o aviso de férias virou prioridade, afinal eu precisava me programar. E assim, com as duas datas ao meu alcance, fiz aquela simples conta de subtração para descobrir quantos dias os meus heróis teriam de total liberdade para brincar longe das aulas. Seriam 18 dias de férias ininterruptos.

O que fazer nas férias escolares

Sim, são três significativas pausas no ano que os nossos heróis precisam de atividades que não virão das nossas amadas escolas, por isso resolvi colocar nesse texto algumas valiosas dicas que recebi de queridas amigas portuguesas.

Existem muitas atividades de férias para as crianças em Portugal, de todos os tipos, nos três blocos de férias, acompanhados ou não dos pais. São clubes de férias, Atividades de Tempos Livres (ATL), parques, praças, museus, bibliotecas, enfim, um mundo de atividades para as crianças se ocuparem com diversões que muitas vezes proporcionam aprendizados para a vida!

Os clubes de férias e ATLs costumam ter atividades que começam de manhã e vão até o final da tarde. A criançada almoça lá e tem divertimento garantido o dia todo, sem precisar de acompanhante, ideal para os pais que trabalham período integral. Normalmente o preço cobrado é por uma semana de atividade e as opções acompanham todos os bolsos, assim como os temas, que são os mais variados para escolher conforme a preferência: caminham de artes a futebol, passando pelo zoológico e o oceanário. Imagine passar uma semana brincando no Jardim Zoológico? Difícil será tirar o seu filho de lá!

Os infindáveis parques, bibliotecas, museus e castelos também são ótimas opções para os pais que podem acompanhar as crianças e se divertir junto, com certeza faltarão dias de férias para conhecer todos. E se o sol aparecer são muitas as praias que ficam a aproximadamente 30 minutos de Lisboa, como a Costa da Caparica, Oeiras e Cascais. Muitas pessoas atravessam oceanos para conhecer essas paisagens!

No final das contas programar férias fica bem divertido, mais ainda se der tempo para uma viagem em família. Em uma dessa férias fora do nosso “padrão” fomos ao zoológico, à Legoland (cidade dos legos), à biblioteca, recebemos amiguinhos em casa para animar os dias chuvosos e finalizamos conhecemos o Algarve. Confesso que essa última parte foi ideia de amigos que moram na Alemanha, mas foi diretamente de encontro a uma vontade que tinha desde que cheguei aqui. Lá os encontramos e nos divertimos para valer, pais e filhos!