school-3518726_1280-2

Novas regras nas escolas em Portugal

Novas regras nas escolas em Portugal Enfim, aulas. E agora? O início do ano letivo pós confinamento chegou em Portugal e, com ele, o tão temido e esperado primeiro dia…
woman-591576_640

Viva a Vida como ela vem!

Nova normalidade: Viva a vida como ela vem! Se quiser viver muito e bem, viva a vida como ela vem! A frase com a qual encerrei um dos meus últimos textos abre…
mundo_pixabay

O planeta convoca o ser humano a ser humano

O planeta convoca o ser humano A SER HUMANO. Nenhuma frase que li nesses últimos tempos combina mais com o que estamos vivendo. Gostaria de dar os devidos créditos e agradecer…
virose

As viroses do outro lado do oceano

Virose é um termo pouco específico, que significa doença viral ou infecção provocada por um vírus. Se formos interpretar a expressão viroses ao pé da letra, estaremos diante de um…
imigrantes

Os brasileiros que vêm para Portugal

Os brasileiros que vêm para Portugal são de todos os tipos. Até arrisco dizer que construímos um pequeno Brasil além-mar, com todas as nossas inúmeras características sociais e culturais, qualidades,…
menina

Adaptação das crianças em outro país

Adaptação das crianças em outro país Cada um tem a sua maneira de encarar as aventuras da vida. Mas, de certa forma, na adaptação em outro país acredito que muitos…
olho

O sonho europeu

O sonho europeu pode mesmo se concretizar, se estiver disposto a vivê-lo em toda a sua intensidade. Viver aqui é maravilhoso sim, no Brasil também era. Tenho cá para mim…
bandeira

Um pouquinho sobre meus queridos portugueses

Se eu tivesse que escolher uma única palavra para dizer aos portugueses seria: “Obrigada!” Fomos recebidos de braços abertos. Os portugueses adoram conversar com os brasileiros e conhecer as “aventuras”…
open-arms-2747115_1920

As muitas férias escolares de Portugal

As muitas férias escolares de Portugal Aqui criança estuda bastante, mas também brinca muito! Em Portugal o ano letivo é dividido em três períodos, o primeiro de setembro a dezembro,…
pai_e_filha

Eu nunca vi uma babá em Portugal

Eu nunca vi uma babá em Portugal. E reparem que estou aqui há sete meses, aproximadamente 210 dias, frequentando escolas, parques, aulas de esportes e até mesmo a área de…