Inscrições e lista de material escolar em Portugal, já pensou nisso ?

Então é isso, está tudo pronto para a mudança.

Então é isso, está tudo pronto para a mudança.

Já deram jeito na casa, nos móveis e no carro (venderam, alugaram ou emprestaram), cancelaram as contas no banco, a escola das crianças, enfim, o corpo está no Brasil e a cabeça em Portugal. A fase seguinte são as pesquisas mais refinadas sobre a documentação, a casa nova e tudo mais que temos para resolver quando chegamos.

Período de inscrições escolares

É assim mesmo, todo imigrante passa por isso. Mas a maior preocupação para quem vem com os filhos são as escolas. Resolvi escrever esse texto porque o período de matrículas das crianças nas escolas de Portugal termina agora no dia 15 de junho. Como bem explica o site de noticias do O Observador , muito lido em por aqui:

“O período de matrículas para a educação pré-escolar e para o 1.º ano do Ensino Básico inicia-se a 15 de abril e prolonga-se até 15 de junho. Para os restantes anos, a renovação é feita até ao 3.º dia útil seguinte à situação do aluno estar resolvida (altura em que sabe se passou ou não de ano).”

Se quiser saber mais sobre esse assunto, este link tem respostas bem esclarecedoras.

É o momento de descobrir a qual agrupamento (conjunto de escolas públicas) a sua casa faz parte, se informar da documentação necessária, se há ou não vagas e tudo mais. Ainda nesse tema vou deixar uma dica: se não houver vaga no seu agrupamento, dirija-se à Dgest , lá eles arrumarão uma vaga para o seu filho se ele estiver em idade escolar obrigatória (a partir dos 6), mesmo que não seja assim… na sua freguesia.

Material escolar: igual ou pct for nandrolone decanoate diferente?

Pronto, está tudo certo. Se seguir esse caminho, a não ser que aconteça algo, a vaga do seu filho está garantida em uma escola pública portuguesa! Já que ele vai estudar, precisará de material escolar, correto? E é sobre essa listinha que deixam as crianças tão alegres e as mães desesperadas, além de mais pobres, que vim falar hoje.

Mas amigas, não escrevo esse texto só para desesperá-las mais um pouco nesse momento. Muito menos fico feliz com mais um item na interminável lista do que fazer de um imigrante. Escrevo para facilitar, e para que não sejam pegas de surpresa como eu fui. A língua é a mesma, mas é diferente! Gostaria de ter lido algo sobre isso antes de encarar a primeira lista dos meus heróis. Com certeza ia parecer menos ignorante com duas listas de materiais na mão e duas crianças eufóricas atrás.

Então vamos lá, levanta a mão que já ouviu falar em: lápis carvão, caneta de feltro, sebenta, caderno diário, dossier, pasta plástica, afia com depósito, caderno com centro agrafado, sapatilha de ginástica, fato de treino, bloco de papel tipo cavalinho ou plasticina. E patafix, que é carinhosamente chamado de bostik, ou são duas marcas diferentes, não entendi até hoje, mas já sei para que serve!

Se não ouviram falar, posso garantir que já usaram.

E na primeira reunião descobrirá o que é TPC, manuais, fichas, bibe, CAF, AAAF ou ATL, e que na festa de fim de ano o seu filho tem que ir para a escola vestindo calças de ganga e camisola. Mas fique tranquila, ele não vai dormir por lá.

Afinal, o que são essas coisas?

Não vou conseguir colocar o significado de tudo, por mais que gostasse de fazer isso, porém o texto ficaria muito longo. Começo pelo meu maior desafio, a sebenta. Por mais que me explicassem, na minha cabeça a explicação não combinava com o nome e bloqueava tudo! Apesar de ser um artigo da lista extremamente simples e muito utilizado. Mas vamos lá, vou colocar o que achei mais difícil encontrar a resposta.

A sebenta nada mais é do que um simples caderno A5 com capa de papel e folhas em branco sem pauta. É usada para fazer atividades complementares, aquelas que não estão nos manuais ou nas fichas (livros e cadernos de exercício, já foram mais duas!). Mas atenção, não pode ser qualquer caderno que com essas características, tem que estar escrito SEBENTA na frente, repara aqui.  O mesmo vale para o caderno diário, só que nesse há pauta.

O dossier é o nosso fichário, afia com depósito é apontador. São informações bem fáceis de conseguir. O TPC não é nada mais que a nossa lição de casa, mas aqui se chama “Trabalho para Casa”. Já CAF, AAAF e ATL são atividades pagas, em que podemos deixar as crianças fora do horário escolar obrigatório. No caso, CAF e AAAF são dentro da escola. Por exemplo: as aulas dos meus meninos começam às 9h, só que o meu primeiro compromisso do dia é 8h30, então deixo meus guerreiros no CAF da escola deles às 8h e de lá eles são encaminhados para as suas respectivas salas de aula às 9h. No período da tarde também funciona, não costumo deixá-los, mas sei que existe atividade até as 19h.

Espero que tenha sido útil, se precisarem de alguma informação ou dica ficarei feliz em ajudar!

Leia mais…

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *