Janeiro chega cheio de esperança.
A esperança de um ano novo, de um mundo melhor, com mais amor e igualdade para todos, tudo isso bem misturadinho com todas as promessas e sonhos que fazemos para nós mesmos. O encontro com a família (nem que seja com a ajuda da tecnologia), com os amigos (aqueles antigos ou os que foram feitos ao longo do ano), momentos especiais em que partilhamos experiências e sentimentos. Ver um ano começando sempre é um momento especial e merecedor de muitos agradecimentos.
Um ano inteiro em Portugal
2019 foi meu primeiro ano inteiro em Portugal. Primeiro ano em que virei as quatro estações além-mar, os 12 meses do calendário e também aprendi sobre todas as férias e feriados. Sim, “dei a volta no sol” e completei um ciclo de 365 dias 5 horas, 45 minutos e 46 segundos. Aprendi uma nova rotina, desprogramei meu cérebro do stress de uma megalópole, entendi de uma forma diferente o que realmente era importante trazer em uma mala ou no coração.
Apesar de morar na maior cidade do país e encontrar toda a estrutura digna de uma capital, mudar de São Paulo, considerada a oitava cidade mais populosa do planeta, para Lisboa foi algo que o meu cérebro demorou para administrar.
Durante muitos meses, sem perceber continuava calculando uma hora (ou mais) antecipada para chegar aos lugares. Tudo bem, prefiro chegar adiantada do que atrasada, mas o que demorei a entender é que com esse tempo todo de antecipação eu podia até sair de Lisboa e voltar, e ainda assim chegaria antes. É tão obvio fazer uma conta de de distância/minutos, não é? Com o Waze, então? Vai entender!
Desapego
Também parei para pensar em todo desapego que vivemos antes da mudança. A quantidade de brinquedos, roupas, malas, bolsas, trajes de festa e objetos que guardávamos há anos sabe-se lá para quê? Vai que um dia precisa? Mas em grande parte das vezes esse dia não chega, e nem eu nem ninguém aproveitou aquelas “coisas”.
Uma reflexão entre as muitas reflexões que passei a fazer e ensinar os meu meninos a fazerem também.
As “coisas” mais importantes da vida não podemos nem comprar com dinheiro, muito menos ocupam espaço: amor, solidariedade, família, esperança, paz, entre muitos outros bons sentimentos e atitudes.
As mudanças que a mudança traz
Eu sabia que estava buscando uma mudança. Não porque não gostasse da minha vida ou do meu país, mas pelo fascinante desafio de experimentar e aprender coisas novas, correndo o sério risco de gostar.
Ainda sou capaz de ir mais longe, queria conhecer novos “problemas”, já estava cansada daqueles velhos. Nunca achei que mudar do país seria a solução infalível para não ter problemas. Mas sabia que aqui eu teria outros tipos deles, outros medos e ansiedades, que só por serem diferentes já é um valoroso aprendizado!
Mudar mindset (mentalidade), desapegar, encarar o novo, sair da zona de conforto, aprender uma nova cultura, fazer novos amigos, recomeçar do zero, foi quase uma metamorfose.
O que sinto é uma renovação, uma explosão de sentimentos e uma gratidão imensa por todos que fazem parte da nossa história ou que simplesmente passaram pelo nosso caminho e deixaram algum bom sentimento ou aprendizado. Sou grata até aos que passaram pelas nossas vidas com intenções, digamos assim, não tão boas. Esses nos ensinam o que não devemos fazer e como não devemos agir.
Me sinto aliviada em dizer que muitos dos objetivos que coloquei para 2019 foram cumpridos. Entre documentos, sentimentos e saudades seguimos firmes e fortes realizando os nossos sonhos e objetivos. Na verdade acho que isso se chama viver.
A meu maior agradecimento vai aos meus dois heróis. Eu não sabia o tamanho da força desses dois pequenos grandes homens, que sempre enfrentam tudo com a alegria, pureza, sinceridade e traquinagem. E a nossa família, que não importa se estão a 10 km ou a 10 mil km de distância, sempre estão próximos em nossos corações e “celulares”, nos apoiando e partilhando suas vidas.
E para 2020…
Para 2020 já temos nossa listinha pessoal de desejos, e vamos trabalhando para realizá-los.
Para o mundo desejo que o amor, o respeito e solidariedade prevaleçam, que os BONS sempre sejam a maioria e o que BEM sempre vença!
Desejo que em 2020 todos nós tenhamos sonhos e força para realizar cada um deles. Que renovemos os desafios, os sonhos e a alma sempre que sentirmos necessidade!
Desejo muita saúde e disposição para todas as mamães, afinal crianças são crianças em qualquer lugar do mundo, aventureiras e cheias de energia!
Para todas as crianças do mundo desejo que sejam muito amadas, respeitadas e tenham muita saúde para brincar e crescer felizes!
Feliz ano novo, feliz história nova, feliz renovação, e tudo mais que desejamos de feliz para nós e para a humanidade!